Estratégia – Se seu produto não tem diferenciação perceptível a forma de atender os clientes pode fazer a diferença na mente do cliente.
Características marcantes e distintas de serviços prestados a clientes:
- Aintangibilidade: os serviços são intangíveis; não podem ser tocados, não se pode pegá-los.
- A inseparabilidade:não há como prestar um serviço pela metade; um produto pode ser vendido separado; um serviço jamais.
- A perecibilidade :os serviços são altamente perecíveis, ou seja, não podem ser estocados; são consumidos na hora de sua prestação.
- A heterogeneidade:como os serviços são percebidos pelos que os consomem não se pode dar o mesmo tratamento a todos; os serviços são heterogêneos, adequados a cada indivíduo.
A busca pela qualidade na prestação de serviços tem se tornado o grande desafio do meio empresarial, à qualidade dos serviços prestados é decisiva, se uma empresa oferece bons preços, mas é desorganizada, e os clientes levam horas para serem atendidos por profissionais mal preparados não pode ser bem-sucedida.
Sumario dos vetores estratégicos para organizar diferenciação de atendimento em relação a concorrência:
- Definição de Clientes
- Atendimento aos clientes
- Fidelização de clientes
- Atração de clientes
- Satisfação de clientes
- Expectativas de clientes
- Retenção de clientes
- DEFINIÇÃO DE CLIENTES
- Cliente é todo indivíduo e ou empresa que adquire produtos e ou serviços para consumo ou distribuição, vanguarda de qualquer ramo de negócio, pois sem eles não se gera lucros. Todos sabem que um serviço inadequado tem consequências graves, e quem prestar um serviço diferenciado tem grandes chances de se destacar no mercado.
- Diante de uma sociedade mais exigente em diversos aspectos, o consumidor atual é bastante informado em relação ao universo do consumismo. O cliente está cada vez mais exigente em relação ao produto e ou serviço que deseja adquirir. O cliente hoje se encontra consciente dos seus direitos, ao adquirir um determinado produto. Em uma organização os seus principais clientes podem ser classificados em internos e externos. Os internos são os funcionários, equipes de trabalhos e demais colaboradores da empresa, são responsáveis por atrair e reter os clientes externos, através de uma boa prestação de serviços.
- Já os clientes externos são aqueles que estão na sociedade de consumo, é o cliente final, que adquire produtos. O mercado de trabalho precisa está cada dia mais inovador, deve-se encantar o cliente, oferecendo sempre produtos de alta qualidade e assim mantê-los fieis.
- O universo do mercado está cada vez mais inovador, por isso, é fundamental as empresas buscarem estratégias dinâmicas que venham proporcionar plena satisfação ao cliente, oferecendo-lhe um atendimento de qualidade e melhor que a concorrência. As empresas precisam se preocupar em preparar os funcionários com a finalidade de prestar um atendimento de qualidade a todos os clientes.
- O profissional precisa conhecer todos os tipos de cliente, e procurar sempre atendê-lo da melhor maneira possível, sempre o tratando com respeito e o ouvindo, dessa forma pode-se alcançar um atendimento eficaz.
- Vale ressaltar que é importante provocar constantes inovações nas estratégias na maneira de como tratar o cliente, pois o perfil do consumidor mudou bastante, hoje o mesmo tornou-se consciente dos seus direitos e deveres.
- ATENDIMENTO AO CLIENTE
- O mercado cada dia mais inovador leva as organizações a buscarem diferenciais, pois somente oferecer produtos com qualidade não é mais o suficiente, os clientes querem algo mais, alguma coisa que justifique sua escolha por uma empresa ou outra. E este diferencial é o atendimento.
- No negócio, o atendimento ao cliente é um dos aspectos mais importante, sendo que o cliente é o principal objetivo do negócio, que todo negócio deve ser voltado ao cliente, sendo que só permanecerá se o cliente estiver disposto a continuar comprando o produto/serviço.
- Entende-se que atendimento ao cliente são todas as atividades prestadas ao consumidor, é fazer de tudo para satisfazê-lo, tomar decisões que os beneficiem, prestar melhores serviços, para que continuem comprando, e assim conquistar o sucesso do negócio.
Modelo Ideal de Atendimento
- FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
- A fidelidade é um fator de extrema importância para a evolução de uma determinada empresa, porque os clientes se mantêm fiéis, sempre adquirindo produtos vendidos pela mesma, dando a credibilidade que é indispensável para a empresa se manter lucrando mais.
- O conceito de fidelidade significa que os clientes continuam a comprar de uma empresa porque acreditam que ela tenha bons produtos ou serviços. Não a abandonam e, muito pelo contrário, estão geralmente dispostos a cooperar.
- Pesquisas empíricas revelam que o custo de atrair um novo cliente e ou consumidor é cinco vezes maior do que um custo de manter um consumidor fiel.
- A forma de como uma empresa se relaciona com a clientela influência de forma direta no seu desenvolvimento, quando não há um bom relacionamento com o cliente a mesma jamais alcançará um desenvolvimento no sentido de progredir cada vez mais. Para que um determinado estabelecimento comercial ou industrial venha se destacar no âmbito da preferência do cliente, é importante que haja um atendimento conduzido de maneira amplamente adequada e proativa, em que se proporcione ao cliente segurança em relação ao produto adquirido.
- As organizações estão convictas de que perder um cliente significa perder mais do que uma única venda, mais sim perder o valor de todas as compras que o cliente iria fazer em toda sua vida, uma vez que um cliente encantado permanece fiel e falam sobre a empresa e produtos que ela oferece.
Um modelo de diferenciação de serviços é a Disney que é uma empresa com exemplos claros de fidelização, para se ter uma ideia que quase 70% dos frequentadores já o visitaram o Reino Encantado antes.
Para tanto sucesso a Disneyworld segue sete segredos (diferenciais de competitividade) são eles:
- Concorrente é qualquer empresa com a qual o cliente compara;
- Fantástica atenção aos detalhes;
- Todos mostram entusiasmo;
- Tudo mostra entusiasmo;
- Múltiplos pontos de escuta;
- Recompensa, reconhecimento e comemoração;
- Todas as pessoas são importantes.
Encontrar meios criativos de atrair o cliente é uma maneira de garantir o desenvolvimento da empresa mesmo em época de crise financeira. Quando se utiliza dinâmicas atrativas no atendimento a clientela, a empresa encontra o caminho certo para atingir o sucesso almejado.
Nenhuma empresa é capaz de satisfazer todas as necessidades de todos os seus consumidores, mais é preciso concentrar-se em boa parte e fazer o possível para conservá-los, o importante não é apenas ter clientes lucrativos, mas tê-los para vida inteira.
- ATRAÇÃO DE CLIENTES
- A atração de clientes é atrair o cliente para que estes procurem a sua empresa, e isso só será possível se a empresa for referência de qualidade em serviços. As empresas em busca do crescimento de seus lucros e de suas vendas devem investir tempo e recursos consideráveis na busca por novos clientes com estratégia bem definida.
- A qualificação e treinamentos dos funcionários para o aperfeiçoamento dos mesmos quanto ao desempenho no exercício da função é fundamental para o que este objetivo possa ser realizado.
- O treinamento produz mudança relativamente permanente nos funcionários e que melhora sua capacidade de desempenhar sua função e cargo.
- Quando uma determinada empresa procura investir na capacitação de seus funcionários, mostra que tem a pretensão de prepará-los cada vez, visando garantir um bom desempenho dos mesmos dentro do universo profissional. Lidar com o público não é tarefa fácil, por isto, é importante que na função de atender clientes o funcionário proceda com planejamento, dinamismo e atenção.
- A maneira de se dirigir ao cliente deve ser simpática e atenciosa, visando à conquista do mesmo como um cliente assíduo. A forma de como o atendente se comporta influencia muito na forma de como a clientela analisa a empresa como um todo. Ou seja, ao atender de forma profissional e atenta o cliente vende a imagem positiva da empresa.
- A forma como o funcionário se veste para desempenhar a sua função no ambiente de trabalho tem importância, pois isso o caracteriza como alguém que deve ser diferenciado do público que frequenta o estabelecimento. Como também a maneira dos funcionários se comportarem em relação à higiene pessoal, postura, comportamento, educação, comprimento, a maneira de se expressar em relação à apresentação do produto, a agilidade e atenção são características de funcionários comprometidos com a empresa. Para obter uma equipe preparada para o atendimento assertivo, o treinamento e orientação é fundamental, seja ele para desenvolvimento dos conhecimentos, das habilidades ou mesmo das atitudes.
- A empresa deve zelar pela qualidade de vida dos funcionários para garantir o bem-estar de todos, e um desempenho funcional com qualidade. O sucesso da mesma depende da forma de como os serviços são prestados.
- As organizações devem mostrar reconhecimento pelas pessoas que lhes prestam serviços, pensem no que acontece em suas empresas quando seus funcionários acertam dez vezes, e erram na décima primeira, de qual vão falar? Certamente todos sabem a resposta, ouvem reclamações quando erram, mais nada acontece quando acertam, a ausência de feedback desestimula o funcionários, a maioria das pessoas não consegue entender a terrível sensação deixada pela falta de reconhecimento, tornando assim profissionais desinteressados e entediados com o serviço, e assim acarretando perdas para a organização, reconhecer o serviço do funcionário faz toda a diferença, pois todas as funções na empresa são imprescindíveis para o funcionamento e ascensão da mesma. Um dogma das empresas de sucesso é investir em treinamento, motivação e reconhecimento pois a empresa só cresce se seus funcionários crescem em suas competências.
- SATISFAÇÃO DE CLIENTES
- É indiscutível que a satisfação do cliente é o alicerce para o sucesso da empresa, para se ter esta satisfação é de extrema importância que sejam feitas pesquisas para poder focalizar as expectativas, preferencias e necessidades dos clientes para saberem o que eles almejam dos produtos e serviços de sua organização. A satisfação se mede através da relação entre o que o cliente recebeu ou percebeu e o que esperava ter ou ver (percepção x expectativa). Se a percepção é maior do que a expectativa, o cliente fica muito mais satisfeito do que esperava. Mas se for menor, frustra-se e não registra positivamente a experiência.
- Vale ressaltar que cada cliente tem desejos e anseios diferentes, dessa forma a organização deve se adequar a cada um deles, pois o consumidor insatisfeito comenta experiências negativas e a imagem da empresa fica prejudicada.
- Uma empresa focada no cliente está preocupada em facilitar o processo de recebimento de sugestões e reclamações. Estudos comprovam que quando os consumidores ficam insatisfeitos com uma em quatro compras, menos de 5% deles reclamarão.
- Muitas empresas estão cada vez mais interessadas em descobrir meios adequados e criativos de garantir um atendimento de qualidade a clientela em geral. Satisfazer o cliente é o caminho certo para se atingir um bom índice de desenvolvimento. Portanto, criar estratégias para atrair mais clientes é uma forma viável de alcançar o sucesso no âmbito comercial.
- A satisfação é algo que está ligado à qualidade do produto que se oferece e/ou do serviço que se presta. E só quem percebe qualidade é quem consome o produto ou serviço. Em outras palavras, não adianta uma empresa ter produtos ou serviços com excelente qualidade do ponto de vista técnico, se, ao ser oferecido ao mercado, o público-alvo não perceber essa qualidade.
- Para satisfazer necessidades, anseios e expectativas de clientes, a primeira condição é saber ouvir o cliente e conduzir o atendimento ao mesmo.
Um cuidado importante que deve ser tomado é quanto à percepção do cliente com relação à empresa, se o produto que ela oferece não satisfaz as suas necessidades ou, mesmo quando, ao oferecer um serviço, ela não o faz de modo adequado. Depende do desempenho do produto percebido com relação ao valor relativo às expectativas do comprador. Se o desempenho faz jus às expectativas, o comprador fica satisfeito. Se excede as expectativas, ele fica encantado. As companhias voltadas para marketing desviam-se do seu caminho para manter seus clientes satisfeitos. Clientes satisfeitos repetem suas compras e falam aos outros sobre suas boas experiências com o produto. A chave é equilibrar as expectativas do cliente com o desempenho da empresa. As empresas inteligentes têm como meta encantar os clientes, prometendo somente o que podem oferecer e depois oferecendo mais do que prometeram.
- Quando o cliente não é bem atendido em um determinado ambiente comercial, a tendência é procurar outro lugar onde o mesmo seja atendido de forma atenciosa. Por isto, saber conduzir a maneira de atender a clientela é um meio de garantir o sucesso de uma determinada organização que deve priorizar a preparação dos funcionários sempre promovendo seminários em busca de conhecimentos sobre estratégias de atendimento que venham provocar a satisfação do cliente que é o sujeito responsável pelo desenvolvimento da empresa.
- EXPECTATIVAS DE CLIENTES
1 O cliente quer ser bem atendido, quer sentir-se importante e ter evidencias que fés a escolha certa.
- A satisfação do cliente, então, é um objetivo complexo, que muda constantemente; portanto, todo processo destinado a determinar a satisfação do cliente deve poder detectar tanto essa complexidade quanto o ritmo da mudança. Por sorte, a satisfação do cliente segue um padrão lógico.
- Para compreendê-lo, pode-se contar com o modelo das etapas de satisfação do homem, acreditava que essas necessidades deviam satisfazer-se seguindo uma sequência fixa, que começava com as necessidades fisiológicas e terminava com as necessidades de auto realização. Além disso, essas necessidades tinham que satisfazer-se cumulativamente. Então, se a motivação atual de uma pessoa é a satisfação de uma necessidade superior, como a de estima, por exemplo, as necessidades inferiores, como as fisiológicas, as de segurança e a de participação, já devem ter sido satisfeitas.
- Por tanto quando uma necessidade inferior como a de participação não foi satisfeita, irá haver uma mudança no comportamento do cliente. Consegui a autoestima já não será uma motivação, o cliente buscará satisfazer a necessidade que não foi satisfeita a de participação, quando o funcionário conseguir satisfazer suas necessidades sociais, sua motivação irá levá-lo a buscar as necessidades superiores, como a de autoestima, e assim por diante até chegar a de auto realização.
- RETENÇÃO DE CLIENTES
- Reter significa ter ou manter firme um grande número de clientes, não deixar escapar da carteira de pedidos.
- Infelizmente a maioria das empesas centraliza-se na arte de atrair novos consumidores e não em reter os já existentes, a ênfase é apenas vender e não em desenvolver relacionamentos.
- A conquista de clientes depende de como a empresa se relaciona com seus clientes, mantendo um atendimento agradável e proativo aos clientes disponibilizando produtos que venham agradar ao consumidor ou usuários no prazo e qualidade certa.
- Retenção de Clientes é o ato de criar maneiras de reter o cliente a determinada empresa. Idealizá-lo de forma que os produtos e serviços oferecidos a esta empresa, sejam sempre buscados pelo cliente, independente de fatores externos que possam tentar influenciar a venda. Além disso, essa retenção de clientes que já se tem é praticamente cinco vezes de menor custo que conseguir novos.
- O primeiro passo é conhecer como a empresa quer reter. Qual o perfil desse cliente? Seguindo esses passos:
- Identifica-se os clientes
- Diferencia os mesmos, interage com eles; personaliza-se os contatos, os produtos ou serviços fornecidos aos clientes. Através desse perfil é possível saber o que o cliente deseja e assim, atender esse desejo através de ações que façam com que ele se sinta especial, cativando a empresa.
- As organizações necessitam se adequarem as necessidades dos seus clientes, pois assim irão obter a retenção através da satisfação proporcionada. É de extrema importância o relacionamento cliente-empresa, ou seja, o marketing de relacionamento em uma organização, pois isso abrange relações e aumenta os clientes comprometidos.
O objetivo básico do marketing de relacionamento é a construção e a manutenção de uma base de clientes comprometidos que sejam rentáveis para a organização. Atingindo essa meta, a empresa deverá estar concentrada na atração, retenção e na fortificação dos relacionamentos com seus clientes. CRM (Customer marketing Relationship) ou seja um sistema organizado e permanente de relacionamento com clientes deve ser desenvolvido na empresa que integre fatores técnicos e emocionais para que nenhum cliente seja esquecido.
Os cinco níveis de investimentos para reter os clientes:
- Marketing básico – simplesmente vende o produto;
- Marketing reativo – vende o produto e encoraja o cliente a ligar, para falar bem ou mal do produto adquirido;
- Marketing responsável – quando se telefona para o cliente, após a venda para verificar a expectativa;
- Marketing proativo – entra em contato com os clientes de tempos em tempos;
- Marketing de parceria – trabalha em conjunto com o cliente.
Sabemos que nenhuma organização ou indivíduo são perfeitos, todos cometem erros, mas o sucesso não vem apenas por se evitar – lós, e sim quando você os corrige o mais depressa possível, garantindo assim a confiança e o respeito dos clientes.
Os passos para reter clientes quando ocorre alguma insatisfação do cliente gerado pela empresa.
- Tratar o cliente pelo nome com cumprimento firme e sereno demonstrando segurança;
- Ouvir o cliente para entender bem o problema e mostrar interesse em resolver o problema do cliente;
- Se manter sempre equilibrado, sem alterar a voz com o cliente em nenhum momento;
- Ponha-se no lugar do cliente, não fique contra ele. Não se defenda. Demonstre que você está preparado para solucionar o impasse;
- Ouça o cliente com atenção, dê importância ao mesmo, o cliente tem necessidade de sentir-se importante;
- Não dê desculpas, fale abertamente com ele, o cliente quer apenas que resolvam o seu problema;
- Peça desculpas sempre que achar necessário e agradeça por ele está negociando com sua empresa.
- Finalmente encontrado a solução para o cliente deixe o cliente confortável que pode confiar na empresa.
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